Total de visualizações de página

Prêmios Literários

Prêmios Literários Australianos

          É claro que a Austrália distribui inúmeros prêmios literários, em diversas categorias, aos seus escritores tanto aos já renomados quanto aos novos talentos que vão surgindo. Este espaço é dedicado para registrar a história de alguns desses prêmios.

Miles Franklin Literary Award
          Um dos mais respeitados prêmios literários da Austrália leva o nome da escritora australiana Stella Maria Sarah Miles Franklin (1879-1954). Miles Franklin deixou em seu testamento um legado que deu origem ao prêmio cujo objetivo é financiar incentivos financeiros exclusivamente para escritores australianos visando promover a maior qualidade para a literatura australiana.
          O primeiro Miles Franklin Literary Award foi concedido em 1957 ao escritor Patrick White por seu romance Voss (1956). Desde então, o prêmio vem propiciando a escritores australianos não apenas recompensa financeira mas principalmente reconhecimento por seus méritos literários. Ao longo dos anos, contudo, muitas polêmicas surgiram em torno da distribuição do prêmio tão prestigiado.

=> Fonte: http://australia.gov.au/
***

Deadly Awards

          A primeira edição dos Deadly Awards aconteceu em 1995 promovido pela Vibe Australia. O objetivo da premiação Deadly Awards é divulgar e enaltecer as contribuições dos ilhéus de Torres Strait e dos Aborígenes para com a sua comunidade e para a sociedade australiana como um todo. Há uma ênfase na intenção de valorizar os seus talentos e desta maneira incentivar modelos positivos principalmente para os jovens. Os Deadly Awards premiam várias categorias como: Música, Esportes, Artes (incluindo Literatura), Trabalhos Sociais.
          O processo de escolha dos vencedores consiste da Indicação de finalistas e da Eleição Final. A eleição é dividida em 50% de votos populares (através da internet) e 50% dos votos de uma comissão julgadora.  


The Children's Book of the Year Award

          Um prêmio destinado à literatura infanto-juvenil e concedido pelo Children's Book Council of Australia. O CBCA foi fundado em 1945 e tem como lema envolver a sociedade com a literatura para jovens australianos [=Engaging the Community with Literature for Young Australians].
          O Patrono atual da conselho é a Sua Excelência, Ms Quentin Bryce AC, Governadora Geral do Commonwealth of Australia.
          Para maiores informações = http://cbca.org.au/